Dicas de alimentação para aumentar o seu foco e concentração



Manter o foco e a concentração ao longo do dia é fundamental para sua produtividade. Existem muitas maneiras de ajudar a manter a sua concentração (por exemplo, tornando-se mais atento, criando sua própria fórmula de foco, comece incluindo cochilos curtos ao longo do dia, etc.), mas muitas vezes esquecemos que a comida é um grande contribuinte para como nos sentimos ao longo do dia. 

O cérebro representa apenas 2% do peso de um adulto, mas usa 20% da energia produzida pelo corpo. Se você não abastecer seu cérebro com os nutrientes adequados, começará a sentir uma variedade de sintomas, incluindo problemas de memória, fadiga e problemas de concentração e isso pode ser muito pior para as pessoas com TDAH e realizar um diagnóstico online de TDAH pode ajudar muito.

Como empresário, seus dias estão cheios e você não pode se dar ao luxo de atingir períodos de baixa energia. Pesquisas recentes sugerem que há certos alimentos que, quando consumidos regularmente, fornecem os nutrientes adequados para ajudá-lo a manter sua capacidade de concentração.

Neste post, vamos abordar a ciência e o raciocínio por trás do motivo pelo qual você precisa de certos alimentos em sua vida, para um foco e concentração ideais e por que você precisa deixar os alimentos ruins para trás. Vamos ver agora o que você pode ingerir para melhorar o seu foco e concentração.

Água aumenta o foco

Vamos começar com um dos mais óbvios por aí, mas infelizmente aquele que provavelmente é mais esquecido. Água. 

Nem é preciso dizer que a água potável e as funções cerebrais estão integralmente ligadas. Mas você sabia que a falta de água no cérebro pode causar uma variedade de sintomas?

  • Problemas com foco e atenção
  • Fadiga cerebral
  • Confusão mental
  • Dores de cabeça
  • Distúrbios do sono
  • Irritabilidade
  • Depressão

O cérebro é composto por 85% de água. Todas as funções cerebrais dependem da água para fornecer a energia elétrica necessária. O cérebro usa duas vezes mais energia do que outras células que constituem o corpo e a água é a fonte mais eficiente dessa energia do que qualquer outra substância. 

A produção de neurotransmissores (como dopamina e norepinefrina – responsáveis ​​por um melhor funcionamento executivo) e hormônios dentro do cérebro também dependem da água. Portanto, ao dar ao corpo a quantidade adequada de água, você conseguirá pensar 14% mais rápido, manter o foco por mais tempo e ser mais criativo!

Como obter água suficiente ao longo do dia

Você deve ter ouvido que deve beber oito copos de água por dia. No entanto, a quantidade de água que você deve beber é, na verdade, mais individualizada do que você pode imaginar. 

De acordo com pesquisas, sua ingestão recomendada é baseada em fatores como sexo, idade, nível de atividade, etc. Em um sentido geral, para pessoas com mais de 19 anos, a ingestão geral de líquidos por dia (incluindo tudo o que você come e bebe ) é 3,7 litros para homens e 2,7 litros para mulheres. 

Esta recomendação geralmente parece muito para quem está começando, mas os resultados valem a pena. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a superar esse desafio.

Estabeleça uma meta

Estabeleça metas de que seu cérebro goste! Se beber toda aquela água parece uma tarefa difícil agora, tente tornar a meta mais viável para começar e depois ir subindo!

Comece certificando-se de beber pelo menos 1 copo de água em cada refeição. Isso são apenas três copos. Isso tornará muito mais fácil entrar no ritmo das coisas.

Mantenha o controle

Um hábito é mais fácil de construir quando você pode ver visivelmente o seu progresso! Tente usar aplicativos (como o Lembrete de Beber Água para Android ou Água Diária para iPhone) para controlar a ingestão de água.

É acessível e conveniente

Certifique-se de que sua água está visível e certifique-se de que você tenha o suficiente para não ter que encher com frequência. Experimente encher uma garrafa de um litro apenas algumas vezes ao longo do dia. Sempre em movimento? Beber água enquanto pula de reunião em reunião pode ser muito mais fácil se você levar uma garrafa fácil de transportar. Experimente usar um frasco ou uma garrafa que caiba facilmente em sua bolsa.

Mirtilos aumentam o foco e a concentração

Incluir mirtilos em sua rotina matinal pode ajudá-lo a superar a queda de energia da tarde. A pesquisa mostrou que comer mirtilos pode aumentar a concentração e a memória por 5 horas após o consumo! 

O estudo fez voluntários beberem um smoothie de mirtilo pela manhã e mediram sua capacidade de realizar tarefas mentais no meio da tarde. Eles descobriram que aqueles que beberam o smoothie de mirtilo demonstraram melhor desempenho em tarefas mentais em 5 horas em comparação com aqueles que não consumiram. Na verdade, aqueles que não consumiram a bebida de mirtilo viram seu desempenho cair 15-20%!

Abacates melhoram seu foco e concentração

Esta é uma fruta poderosa! Embora tenham sido considerados “muito gordurosos”, os abacates são potentes e cheios de gorduras boas e, na verdade, uma mina de ouro para nutrientes que melhoram a saúde do cérebro. Certos nutrientes podem melhorar o funcionamento cognitivo do cérebro, como concentração e memória. Os abacates são ricos em vários nutrientes, melhorando muitos aspectos da função cerebral.

Gorduras monoinsaturadas

Ao contrário da maioria das frutas, que são principalmente carboidratos, os abacates são 75% gorduras monoinsaturadas (a gordura saudável encontrada no azeite de oliva). As gorduras monoinsaturadas auxiliam na produção de acetilcolina, que é a substância química do cérebro responsável pela memória e pelo aprendizado.

Tirosina

Como se isso não fosse impressionante o suficiente, os abacates também são ricos em tirosina-aminoácido precursor da dopamina. Este é o neurotransmissor de bem-estar em nossos cérebros que nos mantém motivados e focados.

Verduras ajudam com foco e concentração

Se você não é fã de couve, espinafre e outras folhas verdes, esperamos convencê-lo de por que você deve tentar começar a ingerir. Em primeiro lugar, um estudo em Neurologia (com 3.718 indivíduos) demonstrou que pessoas que comiam duas porções diárias de vegetais exibiam o foco mental de pessoas 5 anos mais jovens. Vegetais com folhas verdes, como o espinafre, contêm potássio, que acelera as conexões entre os neurônios, tornando o cérebro mais responsivo.

Além disso, os vegetais folhosos, espinafre e couve contêm altos níveis de luteína. A luteína contém um carotenóide ou pigmento encontrado em frutas e vegetais e era conhecido principalmente como um nutriente que promove uma boa saúde ocular. 

O espinafre é carregado com ferro, o que ajuda a manter nossos níveis de energia elevados ao longo do dia. Ele também contém vitamina B, que ajuda a otimizar a função cerebral e vitamina E, que promove a saúde do cérebro, bloqueando os radicais livres e otimizando o fluxo sanguíneo.

Alimentos que devemos evitar para manter nossas mentes afiadas!

Até agora, fornecemos muitas opções de ótimos alimentos para ajudá-lo a manter o foco ao longo do dia. Começando a ingerir esses alimentos em sua rotina você vai ter uma vida muito mais saudável além de obter muito mais foco e concentração em suas atividades diárias, ou seja, é muito benéfico.

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