Dicas de meditação para iniciar o seu dia


meditação para iniciar o seu dia

Quais são os benefícios da meditação matinal? Assim que o alarme dispara, provavelmente já estamos pensando em trabalho ou estudo, as pessoas que precisamos ver e aquelas que preferimos não, negócios pendentes, listas de lavanderia e aquela xícara de café ou chá importantíssima.

Mas comprometer-se com uma rotina de meditação matinal, 5 ou 45 minutos,  é a maneira ideal de ter certeza de que você está dedicando algum tempo “gentil com a minha mente” a cada dia.

Se você já tem uma prática, ótimo! Mas se você ainda está procurando uma maneira de tornar a meditação matinal um hábito, aqui estão algumas maneiras conscientes de começar bem o dia.

A meditação da atenção plena pela manhã

Se você está se perguntando como meditar em casa pela manhã, devido à sua agenda lotada, sua melhor opção pode ser começar antes mesmo de sair completamente da cama. Sente-se ao lado da cama com os pés apoiados no chão ou, em sua postura preferida, sobre uma almofada.

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Comece sua curta meditação matinal com três ciclos de respiração profunda. Inspire tão profundamente quanto seja confortável, como se todo o seu ser estivesse envolvido. Segure o ar na parte inferior da barriga por um momento,  imagine que você está armazenando-o sob o umbigo, e expulse-o vigorosamente.

Pense que todo o ar adormecido e viciado está deixando seu corpo. Mais uma vez, inspire o ar fresco da manhã ao saudar o novo dia. Segure por um momento e expire com força. Mais um ciclo e você já está se sentindo renovado e pronto para se estabelecer em alguns minutos de atenção plena calma e focada na respiração.

Defina o seu cronômetro, se quiser. Esta meditação matinal de 5 minutos é uma ótima maneira de começar o dia.

A meditação do chuveiro consciente

Você é o tipo de pessoa que pula no chuveiro antes mesmo de ter certeza de que está acordado? Quando a água estiver na temperatura certa, você provavelmente já está fazendo planos para o dia, pensando no que vai vestir, em acordar seu parceiro ou os filhos, passear com o cachorro ou alimentar os peixes, se preparar conversas importantes e assim por diante. Essa mente ocupada é tão familiar que você mal percebe o que está fazendo.

Em vez disso, você pode usar o tempo do banho como uma meditação matinal de 5 ou 10 minutos. Aqui, a prática da atenção plena envolve o cultivo da consciência das sensações físicas em vez de se concentrar na respiração.

Permanecer deliberadamente presente para estar no chuveiro pode contribuir para uma meditação matinal agradável e poderosa. Passe um minuto ou mais observando o que você está sentindo: água na pele, pés nos ladrilhos, ar quente.

Continue atento com espuma, enxágue e seque. Use palavras para rotular as sucessivas sensações, se isso o ajudar a permanecer presente. Não há necessidade de tentar muito; você perceberá que, se redirecionar suave e sistematicamente sua mente das preocupações usuais para a consciência do momento, se sentirá mais revigorado e mais capaz de manter a sensação de presença ao longo do dia.

A meditação matinal da gratidão

Passar alguns momentos acordado avaliando suas bênçãos antes do início do dia agitado é uma maneira maravilhosa de dar a si mesmo o presente da gratidão. Embora qualquer momento seja um bom momento para a gratidão, é uma meditação matinal especialmente positiva. Quando você prepara o cenário para um dia de gratidão, fica mais fácil navegar nas inevitáveis ​​curvas da vida.

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A meditação da gratidão pode assumir diferentes formas  O mais simples é levar um minuto ou mais para fazer deliberadamente uma lista mental das coisas que você aprecia. Comece com o fato de que você está respirando,  boas notícias! 

Você pode se concentrar nas bênçãos do momento presente, no dia que virá, ou pode pensar naqueles que trouxeram bondade e conforto para sua vida.

Para muitos meditadores, começar com gratidão e continuar com atenção plena na respiração ou nas sensações físicas é a melhor meditação matinal.

 O simples fato de manter a consciência do que está no momento nos dá tempo para explorar a ampla bondade que está sempre presente além dos padrões habituais de pensamento discursivo. E aí, verdadeiramente, é algo pelo qual devemos ser gratos.

A meditação de boa vontade do “bom dia”

É tão fácil ser pego em nossos próprios pequenos mundos. Quando começamos o dia pensando em nossos deveres, nossas necessidades, nossos projetos, nossos entes queridos e nós mesmos, é fácil desconsiderar as esperanças e medos de bilhões de seres humanos e inúmeras outras criaturas que compartilham nosso planeta.

 E se decidíssemos começar o dia incluindo intencionalmente outras pessoas em nossa meditação matinal?

Boa vontade é uma excelente maneira de encerrar sua prática matinal e começar seu dia ativo. Uma meditação popular de boa vontade com raízes budistas é chamada metta, que se traduz como benevolência ou bondade.

Não importa qual prática você adote, você descobrirá que a consistência é a chave. Se você continuar com ele, a meditação logo se tornará uma parte essencial e valorizada de todas as manhãs.

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