Como começar a meditar? Descubra aqui
A meditação é uma prática que permite a você conduzir sua mente para um estado de calma e tranquilidade. Tudo isso através de métodos que incluem postura e focalização de atenção para alcançar bem-estar e relaxamento.
A meditação traz benefícios como diminuição da insônia, ansiedade e estresse, além de ajudar a melhorar o foco e a produtividade no estudo, no trabalho e em outras atividades cotidianas.
A meditação pode ser realizada com um instrutor ou sozinho, em ambientes como sua casa ou seu trabalho. Para aprender a meditar sozinho, você precisa praticar todo dia as técnicas por 5 a 20 minutos, entre 1 e 2 vezes por dia. Confira as técnicas para começar a meditar:
1 – Reserve um tempo para meditar
Você precisa tirar 1 ou 2 momentos do dia para meditar. O momento pode ser ao acordar para começar o dia de forma tranquila, na hora do almoço ou para acalmar a mente antes de dormir. O que vale é você ter o tempo disponível, um local calmo e em que não seja interrompido.
Primeiramente, é recomendado um período entre 15 e 20 minutos para cada meditação. No entanto, se você não conseguir, 5 minutos já são suficientes. Dessa forma você também vai encontrar calma e foco. Não esqueça de programar o alarme em seu celular para avisar a você que o tempo de meditação acabou.
2 – Encontre um lugar calmo
No momento da meditação é fundamental não ter ruídos, barulhos, interrupções ou distrações de som. Pode ser um local como a sala, um jardim, um sofá ou na cadeira do escritório. O importante é estar em um ambiente tranquilo sem barulhos externos para facilitar sua concentração.
3 – Procure uma postura confortável
A posição de lótus não é obrigatória na hora da meditação. Você pode ficar sentado ou deitado também. Você pode preferir ficar sentado em uma cadeira ou banco em qualquer posição. A coluna deve ficar reta, os ombros relaxados e o pescoço alinhado. Isso vale para a posição deitado também.
Encontre um apoio para as mãos, que pode ser desde repousá-las no seu colo ou ficar uma em cada joelho. Feche os olhos e permita que todo seu corpo relaxe.
4 – Utilize meditação guiada
Hoje em dia é possível achar de tudo na internet. Desde vídeos de meditação guiada no Youtube até martelete para alugar no caso de realizar uma obra.
Os vídeos no Youtube de meditação guiada possuem propósitos diferentes. Alguns exemplos são: meditação para limpeza mental, meditação para começar bem o dia ou meditação para paciência.
A maior vantagem da meditação guiada é que você só precisa se concentrar nas instruções e realizá-las. Dessa forma, fica mais difícil perder a concentração.
5 – Controle a respiração
Durante a meditação é fundamental dar importância à respiração. Utilize os pulmões completamente. Você deve inspirar profundamente e expirar de forma lenta. Você pode ter dificuldades em controlar a respiração de início, mas não faça isso de forma forçada. Ao longo do tempo você vai ficar mais acostumado.