Quais são os gêneros de livros mais vendidos no Brasil?
Atualmente é muito mais comum ficar mais tempo no celular ou na frente de uma tela do que ler um livro físico. A própria cultura brasileira não estimula a leitura habitual. No entanto, o hábito de leitura só traz benefícios para você, como:
- Aumenta seu foco e sua concentração;
- Estimula seu pensamento crítico;
- Exercita o seu cérebro;
- Estimula sua criatividade;
- Aprimora sua escrita.
Por isso, desenvolver o hábito de leitura é tão vantajoso para você. Porém, há pessoas que sentem prazer em ler um livro físico ou um ebook. Por esse público apaixonado por leitura, a editora Lettre realizou uma pesquisa sobre os gêneros de livros mais vendidos no Brasil.
O resultado foi que nos últimos anos, os títulos sobre finanças e empreendedorismo estão sempre nas primeiras posições nos rankings de mais vendidos no Brasil. Alguns exemplos são:
1. Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki (finanças);
2. 2. Os Segredos da Mente Milionária, de Harv T. Eker (finanças);
3. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, de Gustavo Cerbasi (finanças);
4. O Mensageiro Milionário, de Brendon Burchard (empreendedorismo);
5. Trabalhe 4 Horas por Semana, de Timothy Ferriss (empreendedorismo);
6. Férias sem Fim, de Bruno Picinini (empreendedorismo).
Além disso, livros de autoajuda também estão em alta. Felizmente o gênero está atraindo a atenção até de quem não tinha o hábito de ler. No entanto, as pessoas começaram a ler autoajuda para adquirir novos conhecimentos. Alguns exemplos são:
1. A Sutil Arte de Ligar o Foda-se, de Mark Manson (autoajuda);
2. O Milagre da Manhã, de Hal Elrod (autoajuda);
3. O Poder Oculto, do Padre Reginaldo Manzotti (autoajuda).
Dentro da categoria de autoajuda ainda estão os livros religiosos, como o último exemplo citado acima.
Outros assuntos muito buscados nos livros são feminismo e racismo. Todos esses livros são de não-ficção. No entanto, a ficção não fica muito atrás. Há muitas categorias como romances, thrillers, fantasias e até romance erótico.
A ficção de romance erótico ficou mais popular entre as mulheres depois da trilogia 50 Tons de Cinza, de E. L. James. Essa saga é uma boa aliada para o uso do Ponto G.
Infelizmente, os brasileiros ainda dão preferência para livros de ficção estrangeiros do que nacionais. Dentre eles, as distopias e os romances estão em alta, bem como thrillers e fantasias, que são preferência de jovens. Confira alguns livros de ficção mais vendidos:
1. Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, de Taylor Jenkins Reid (ficção de romance);
2. A Garota do Lago, de Charlie Donlea (ficção fantástica);
3. O Hobbit, de J.R.R. Tolkien (ficção fantástica).
Um gênero que não podia faltar nessa lista é o de mangás e/ou quadrinhos. Esse tipo de literatura está se expandindo muito no Brasil. Algumas pessoas começaram a criar o hábito de leitura com esse conteúdo.
Por fim, alguns gêneros estão estimulando os brasileiros a lerem mais. No entanto, o brasileiro ainda precisa estimular o hábito de leitura no cotidiano para conseguir todos os benefícios citados no começo do artigo.