A importância de escrever de maneira correta na internet
Ao criar um blog, você tem a oportunidade de mergulhar fundo em seus tópicos favoritos, destacar sua experiência e construir uma comunidade de leitores interessados em seu trabalho.
Quer você queira começar um blog do zero ou tornar o blog parte de sua estratégia de negócios, publicar conteúdo online é uma maneira eficaz de compartilhar seu conhecimento e ideias com o mundo.
Dito isso, compor uma entrada vencedora exige prática. Neste guia de A a Z, você aprenderá como escrever a postagem de blog perfeita – desde a escolha dos tópicos de blog certos e do formato adequado para seus artigos, até a seleção de imagens estratégicas que geram interesse e engajamento. Quando terminar de ler isto, você terá uma ideia clara de como criar um conteúdo de blog forte que comunique suas ideias de maneira eficaz e se destaque de outros artigos na web.
Faça um brainstorm de tópicos do blog
Ao escrever uma postagem no blog, seja você postando como convidado para outra pessoa ou escrevendo para o seu próprio blog, convém cobrir tópicos que agreguem valor para seus leitores e estejam de acordo com os interesses deles, assim como os seus.
Em vez de tentar encontrar o tópico perfeito imediatamente, comece anotando as diferentes ideias que vierem à mente.
Existem vários lugares onde você pode procurar para gerar novas ideias de tópicos:
Navegue por outros blogs dentro do seu nicho. Se você está escrevendo um blog de viagens, por exemplo, simplesmente procure no Google “blog de viagens” para ver o que seus concorrentes estão escrevendo.
Use o Google Trends para descobrir quais tópicos são tendências
Procure eventos atuais e notícias recentes relacionadas à sua área.
Depois de encontrar algumas ideias interessantes online, pense sobre as maneiras exclusivas de abordar esses tópicos. Considere as várias maneiras de brincar com ideias de tópicos para chegar a algo que não seja apenas moderno e relevante, mas também original e novo.
Digamos, por exemplo, que você queira escrever sobre biscoitos de chocolate. Existem alguns ângulos diferentes que você pode considerar tomar aqui:
Um how-to post que os leitores orienta como fazer algo com etapas claramente ordenados (por exemplo, “Como assar Chocolate Chip Cookies de Scratch”). Uma lista selecionada que oferece um conjunto de recomendações para seus leitores (por exemplo, “As melhores receitas de biscoitos de chocolate”)
Uma postagem de dicas e conselhos que fornece orientação especializada e recursos. (por exemplo, “Dicas para fazer biscoitos de chocolate caseiros ainda mais pegajosos”).
Uma postagem de blog com base em definições que ajuda a explicar o significado de um termo ou tópico (por exemplo, “O que são biscoitos de chocolate não assados”). Um artigo sobre as principais tendências que destaca o que é popular atualmente (por exemplo, “As melhores receitas de biscoitos com gotas de chocolate deste ano”).
Uma atualização pessoal ou empresarial que permite que você revele algo novo ou desconhecido recentemente (por exemplo, “Minha nova receita de biscoito com gotas de chocolate revelada”).
Faça um brainstorming com essas melhores ideias de blog e confira nosso guia profissional sobre como começar um blog para obter mais dicas úteis.
Refine o seu tópico com pesquisa de palavras-chave
Parte de escrever uma postagem no blog envolve pesquisa de palavras-chave. Essa prática de SEO crucial é usada como um marcador para ver quais termos você pode ter uma classificação elevada em determinadas pesquisas online.
Depois de escolher uma direção para a postagem do seu blog, você precisará descobrir as chances de sucesso nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa – o que, em última análise, significa obter mais atenção para o seu conteúdo. Para ter sucesso, conduza uma pesquisa de palavras-chave para encontrar as consultas mais relevantes para o seu tópico.
Você pode encontrar palavras-chave para seus próprios artigos usando várias ferramentas de pesquisa de palavras-chave. Se você é novo no blog, provavelmente vai querer começar com ferramentas gratuitas como Responder ao Público, Ubersuggest e Google Keyword Planner . Depois disso, você pode querer atualizar para ferramentas mais avançadas, como SEMrush ou Ahrefs.
Defina o seu público
Agora que você sabe o que você vai escrever sobre, você precisa descobrir quem você está escrevendo para. Antecipar o tipo de pessoa que lerá suas postagens ajudará você a criar um conteúdo interessante, envolvente e compartilhável.
Claro, seu público depende muito do seu tipo de blog. Se você tem um blog de culinária, provavelmente estará escrevendo para um público de pessoas que amam cozinhar e estão em busca de inspiração para receitas.
Ainda mais especificamente, se você tem um blog de panificação saudável, estará escrevendo para pessoas que também amam panificação, mas que desejam tornar suas criações culinárias mais saudáveis.
É importante manter essas nuances em mente ao elaborar seu conteúdo, uma vez que seu objetivo é escrever artigos que ressoam fortemente entre os leitores.