Tour literário: 6 casas de escritores famosos que estão abertas à visitação



Já imaginou como seria mergulhar no espaço que foi o porto seguro de criatividade para aquele autor?

Um sonho dos leitores vorazes é ter a oportunidade de conhecer seus escritores preferidos e entender como funciona o processo criativo deles. No caso dos livros contemporâneos, isso é totalmente possível graças às feiras literárias. Mesmo quando se trata de um autor internacional, ainda é possível conseguir um autógrafo e conversar com o escritor.

Agora, e os autores mais antigos? Aqueles que nem estão mais vivos, mas suas obras seguem como referências nacionais? Nesse caso, é válido conhecer a casa onde viveram, locais que hoje são abertos à visitação e fazem parte dos chamados tours literários.

Como seria conhecer a casa de Mário Quintana ou a de Cora Coralina? Provavelmente a realização de um sonho. Para isso, o primeiro passo é planejar toda a sua viagem: procurar hospedagem, escolher os locais mais próximos para visitar, se informar sobre o tour e comprar as passagens.

Então, se você faz parte do grupo apaixonado por literatura e sonha em ter contato com seu autor preferido ou algo que fez parte da vida dele, confira 6 casas de escritores famosos que são abertas à visitação.

  1.  Casa de Mário Quintana, em Porto Alegre

Mário Quintana era de Alegrete, mas passou boa parte de sua vida de escritor vivendo em um hotel na capital gaúcha, o Majestic. Com o passar dos anos, a hospedagem perdeu seu prestígio e foi adquirida pelo governo, sendo transformada em Patrimônio Histórico. 

Hoje é chamada de Casa de Cultura Mario Quintana e você terá a oportunidade de conhecer o quarto 217, principal espaço de criatividade do escritor.

  1. Casa de Carlos Drummond de Andrade, em Itabira

O poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade viveu na cidade de Itabira, em Minas Gerais. Sua casa, um casarão típico das cidades coloniais, fonte de inspiração para muitos de seus poemas, hoje é um museu aberto ao público com exposições, espetáculos e oficinas.

No entanto, se o objetivo é ter um contato mais próximo com o escritor, o acervo também conta com cartas, fotografias e outros pertences do poeta.

  1. Casa de Mário de Andrade, em São Paulo

Na capital paulista, no bairro Barra Funda, está localizada a casa de um dos principais envolvidos com a Semana de Arte Moderna: Mário de Andrade. O local hoje funciona como um museu e abriga vídeos e pertences do escritor.

Em 2015, após uma restauração, o espaço passou a incluir, além de exposição permanente, uma programação cultural e educativa com o intuito de chamar ainda mais a atenção da população.

  1. Casa de Cora Coralina, em Goiás

Cora Coralina se destacou por seus poemas e trouxe sua residência, na cidade de Goiás, como tema de muitos deles. O espaço que serviu de inspiração para a autora hoje é um museu aberto ao público, com entrada fixa de R$ 10.

O acervo é constituído por doações da família da poetisa e inclui manuscritos, fotos, cartas, livros e até utensílios domésticos e móveis usados em vida.

  1. Casa de Pablo Neruda, Chile

Para aqueles que visam uma viagem internacional, a casa de Pablo Neruda, no Chile, é uma ótima escolha. O poeta viveu no país, onde mantinha três casas, uma em Santiago, outra em Valparaíso e uma terceira em Isla Negra.

As três construções são abertas aos visitantes e contam com uma arquitetura surpreendente. A visita é acompanhada de um audioguia que conta um pouco de cada cômodo; no entanto, em La Chascona, por exemplo, não é liberado fotografar.

  1. Casa de Fernando Pessoa, em Lisboa, Portugal

O poeta português passou os últimos quinze anos de sua vida na casa que hoje é um museu com atividades culturais. O quarto do escritor é mantido do jeito que ele deixou, como se ainda vivesse ali.

Também são encontradas algumas relíquias que acompanharam Fernando Pessoa em seus escritos, como os óculos de armação redonda e sua máquina de escrever.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *