Tendências de leitura que estão bombando no booktok



Resenhas em vídeo têm ajudado a popularizar títulos literários no Brasil e no mundo

Antes do TikTok estourar, o cenário para os apaixonados por literatura parecia devastador: livrarias fechando as portas, bibliotecas cada vez mais vazias, queda de vendas de livros online… Houve quem culpasse as redes sociais por essa queda, mas foram exatamente elas que despertaram novamente a paixão de pessoas do Brasil e do mundo pela leitura. 

A busca dos leitores por um cupom grátis para pagar mais barato nos livros tornou-se quase tão grande quanto a busca por resenhas em vídeo. O responsável por esse fenômeno tem um nome: booktok, e ele vem ganhando cada vez mais espaço entre leitores assíduos e também entre aquelas pessoas curiosas que passam horas nas redes. 

Afinal, o que é o booktok?

A palavra pode soar estranha à primeira vista, mas a resposta para a pergunta já está nela! Booktok nada mais é do que a junção de duas palavras: book, que seria livro na tradução literal do inglês; e tok, se referindo à última sílaba da rede social de vídeos TikTok. 

A plataforma se tornou popular por conta de dancinhas e vídeos engraçados, mas se reinventou ao longo dos anos. Com isso, surgiram diversas comunidades, entre elas a de leitores assíduos que passaram a se chamar de booktoks. 

Os perfis dedicados aos livros cresceram fazendo resenhas, indicações por tema, explorando universos da literatura e compartilhando opiniões sobre suas obras favoritas. Assim como surgiram criadores de conteúdo, surgiram os consumidores, que passaram a acompanhar os perfis e a ler os livros indicados. 

A tendência tem bombado só no TikTok?

Quem consome redes sociais sabe: as tendências costumam transitar entre uma plataforma e outra. Com o booktok não foi diferente. Afinal, o movimento ganhou espaço com milhares de consumidores e diversos criadores de conteúdo sobre o tema. 

Logo, surgiu também o bookgram, uma junção do termo livro e Instagram. O fenômeno acompanha o mesmo formato que bombou no TikTok, vídeos curtos onde as pessoas compartilham resenhas, opiniões e indicações de obras para os seus seguidores. 

Como o booktok afetou o modo de ler?

As gerações anteriores podem não saber do que se trata o booktok e muito menos qual foi o seu impacto no modo de ler, mas ele foi essencial para recuperar a paixão pela leitura em pessoas mais jovens da famosa geração Z. 

Se antes os livros pareciam chatos ou cansativos, agora eles se tornaram atrativos, com enredos contados em vídeo que despertam a curiosidade para saber mais sobre aquele universo. A paixão, a proximidade e a conexão são os principais motivos que fizeram com que o booktok transformasse a forma de ler de crianças, adolescentes e jovens adultos. 

Como acompanhar as tendências do booktok?

Quando falamos em booktok, não é possível estabelecer uma única tendência dentro da comunidade. Existem perfis focados em livros nacionais, em gêneros específicos, em temas nichados e até mesmo em um único autor. Por isso, a melhor forma de acompanhar a tendência é encontrar o seu espaço.

Explore as hashtags

O primeiro passo para entrar no booktok é explorar as hashtags. Você pode procurar pelo próprio termo ou por palavras-chave, como livro, leitura ou literatura. A partir disso, você encontrará vídeos e perfis sobre o tema. 

Siga perfis literários

Depois de se deparar com o conteúdo, é hora de passar um tempo analisando e seguindo aqueles perfis que fazem mais sentido com o seu estilo de leitura. Isso vai garantir que você receba um material compatível com o seu gosto pessoal.

Consuma o conteúdo

O algoritmo das redes sociais aprende com aquilo que oferecemos a ele. Portanto, quanto mais conteúdo sobre leitura você consumir, mais sobre o booktok deve começar a aparecer para você.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *