Dicas de meditação para iniciar o seu dia
Quais são os benefícios da meditação matinal? Assim que o alarme dispara, provavelmente já estamos pensando em trabalho ou estudo, as pessoas que precisamos ver e aquelas que preferimos não, negócios pendentes, listas de lavanderia e aquela xícara de café ou chá importantíssima.
Mas comprometer-se com uma rotina de meditação matinal, 5 ou 45 minutos, é a maneira ideal de ter certeza de que você está dedicando algum tempo “gentil com a minha mente” a cada dia.
Se você já tem uma prática, ótimo! Mas se você ainda está procurando uma maneira de tornar a meditação matinal um hábito, aqui estão algumas maneiras conscientes de começar bem o dia.
A meditação da atenção plena pela manhã
Se você está se perguntando como meditar em casa pela manhã, devido à sua agenda lotada, sua melhor opção pode ser começar antes mesmo de sair completamente da cama. Sente-se ao lado da cama com os pés apoiados no chão ou, em sua postura preferida, sobre uma almofada.
Comece sua curta meditação matinal com três ciclos de respiração profunda. Inspire tão profundamente quanto seja confortável, como se todo o seu ser estivesse envolvido. Segure o ar na parte inferior da barriga por um momento, imagine que você está armazenando-o sob o umbigo, e expulse-o vigorosamente.
Pense que todo o ar adormecido e viciado está deixando seu corpo. Mais uma vez, inspire o ar fresco da manhã ao saudar o novo dia. Segure por um momento e expire com força. Mais um ciclo e você já está se sentindo renovado e pronto para se estabelecer em alguns minutos de atenção plena calma e focada na respiração.
Defina o seu cronômetro, se quiser. Esta meditação matinal de 5 minutos é uma ótima maneira de começar o dia.
A meditação do chuveiro consciente
Você é o tipo de pessoa que pula no chuveiro antes mesmo de ter certeza de que está acordado? Quando a água estiver na temperatura certa, você provavelmente já está fazendo planos para o dia, pensando no que vai vestir, em acordar seu parceiro ou os filhos, passear com o cachorro ou alimentar os peixes, se preparar conversas importantes e assim por diante. Essa mente ocupada é tão familiar que você mal percebe o que está fazendo.
Em vez disso, você pode usar o tempo do banho como uma meditação matinal de 5 ou 10 minutos. Aqui, a prática da atenção plena envolve o cultivo da consciência das sensações físicas em vez de se concentrar na respiração.
Permanecer deliberadamente presente para estar no chuveiro pode contribuir para uma meditação matinal agradável e poderosa. Passe um minuto ou mais observando o que você está sentindo: água na pele, pés nos ladrilhos, ar quente.
Continue atento com espuma, enxágue e seque. Use palavras para rotular as sucessivas sensações, se isso o ajudar a permanecer presente. Não há necessidade de tentar muito; você perceberá que, se redirecionar suave e sistematicamente sua mente das preocupações usuais para a consciência do momento, se sentirá mais revigorado e mais capaz de manter a sensação de presença ao longo do dia.
A meditação matinal da gratidão
Passar alguns momentos acordado avaliando suas bênçãos antes do início do dia agitado é uma maneira maravilhosa de dar a si mesmo o presente da gratidão. Embora qualquer momento seja um bom momento para a gratidão, é uma meditação matinal especialmente positiva. Quando você prepara o cenário para um dia de gratidão, fica mais fácil navegar nas inevitáveis curvas da vida.
A meditação da gratidão pode assumir diferentes formas O mais simples é levar um minuto ou mais para fazer deliberadamente uma lista mental das coisas que você aprecia. Comece com o fato de que você está respirando, boas notícias!
Você pode se concentrar nas bênçãos do momento presente, no dia que virá, ou pode pensar naqueles que trouxeram bondade e conforto para sua vida.
Para muitos meditadores, começar com gratidão e continuar com atenção plena na respiração ou nas sensações físicas é a melhor meditação matinal.
O simples fato de manter a consciência do que está no momento nos dá tempo para explorar a ampla bondade que está sempre presente além dos padrões habituais de pensamento discursivo. E aí, verdadeiramente, é algo pelo qual devemos ser gratos.
A meditação de boa vontade do “bom dia”
É tão fácil ser pego em nossos próprios pequenos mundos. Quando começamos o dia pensando em nossos deveres, nossas necessidades, nossos projetos, nossos entes queridos e nós mesmos, é fácil desconsiderar as esperanças e medos de bilhões de seres humanos e inúmeras outras criaturas que compartilham nosso planeta.
E se decidíssemos começar o dia incluindo intencionalmente outras pessoas em nossa meditação matinal?
Boa vontade é uma excelente maneira de encerrar sua prática matinal e começar seu dia ativo. Uma meditação popular de boa vontade com raízes budistas é chamada metta, que se traduz como benevolência ou bondade.
Não importa qual prática você adote, você descobrirá que a consistência é a chave. Se você continuar com ele, a meditação logo se tornará uma parte essencial e valorizada de todas as manhãs.