Bibliotecas e suas vantagens
Se há algo em que todos concordamos, é que as bibliotecas públicas são o centro de nossa comunidade. Nos próximos dias, entretanto, muitos pais de crianças em idade escolar podem hesitar em trazer seus filhos de volta à biblioteca pública.
Portanto, aqui estão as principais maneiras pelas quais os bibliotecários podem educar os pais e suas comunidades sobre os benefícios que suas bibliotecas públicas podem oferecer a eles no próximo ano letivo.
Bibliotecas públicas oferecem recursos de aprendizagem suplementares que as escolas podem não oferecer
Para começar, os pais podem não estar cientes de que as bibliotecas públicas oferecem recursos de tutoria gratuitos para ajudar as crianças nos estudos.
Como muitas crianças ficaram para trás nos últimos dois anos, os alunos entrarão em suas salas de aula este ano com maiores lacunas de aprendizado do que nunca. Dito isso, o professor não pode fazer mais nada para ajudar cada aluno, e é aí que o bibliotecário local intervém para fornecer esses recursos.
Recursos Suplementares de Leitura e Suporte de Aprendizagem Remota
Especialistas em suas atividades, os bibliotecários públicos também organizam recursos de leitura suplementares para crianças de todas as idades.
De sugestões de leitura em voz alta a audiolivros, recomendações de livros e recomendações de e-books (se sua biblioteca precisa de uma atualização do catálogo de e-books on-line, aqui está um link para nosso pacote de livros on-line), a capacidade dos bibliotecários de selecionar materiais para estimular e inspirar os jovens mentes é uma habilidade que eles fornecem à comunidade, levando à alfabetização por toda a vida.
Os bibliotecários ajudam a fechar a lacuna da alfabetização
Um dos maiores problemas que a pandemia iluminou é quantos alunos não têm oportunidades iguais de estudar ou acesso a recursos.
Da falta de acesso à Internet à exposição limitada aos livros, durante a pandemia, muitas crianças tiveram que colocar sua educação em segundo plano e muitas, por sua vez, ficaram para trás, especialmente em sua leitura diária para a alfabetização.
A biblioteca pública, portanto, desempenha um papel fundamental para preencher essas lacunas. De internet de alta velocidade e ajuda com o dever de casa a coleções selecionadas sob medida para leitores relutantes, os bibliotecários públicos têm o know-how para orientar as crianças em relação a materiais de leitura que ajudarão a aumentar sua confiança e habilidades de alfabetização (eles podem até ter uma assinatura da coleção favorita de nosso bibliotecário, com mais de 640 dos melhores livros a cada ano)
Promover o amor pela leitura
Outras maneiras pelas quais os bibliotecários constroem a alfabetização? Os bibliotecários podem fornecer serviços exclusivos para a biblioteca pública, como o andaime necessário para ajudar os alunos a retomar sua leitura, agendar eventos de visita com o autor e hospedar histórias on-line ou pessoalmente.
Bibliotecas públicas são uma extensão da biblioteca escolar
Desde que o COVID-19 chegou e tornou algumas bibliotecas escolares indisponíveis para navegação, os bibliotecários escolares têm que pensar por si próprios sobre como podem fornecer materiais de leitura para seus alunos.
Por causa disso, as bibliotecas públicas se tornaram uma extensão da biblioteca escolar e, de muitas maneiras, podem fornecer recursos para as crianças que de outra forma não seriam fornecidas, incluindo um conjunto muito mais abrangente de livros e equipamentos.
Por exemplo, muitos alunos não trabalham mais com um livro físico e dependem de fontes digitais, o que afeta muito a criança no serviço de internet. Para isso, as bibliotecas públicas podem complementar fornecendo recursos off-line (como nosso suporte de sala de aula de não ficção para a coleção de relatórios de livros do ensino médio).
Ajuda com ferramentas educacionais online
Os bibliotecários também podem ajudar a ensinar aos jovens alunos (e seus pais ou responsáveis) sobre os meandros do uso de ferramentas educacionais online e trabalhar individualmente para incentivar o amor pela leitura em alunos com livros selecionados de acordo com suas necessidades e interesses específicos.
Bibliotecas aliviam a carga para pais e encarregados de educação
As bibliotecas públicas oferecem um espaço e uma comunidade onde as famílias podem interagir umas com as outras nas brincadeiras.
Muitas bibliotecas públicas oferecem meios sociais como ioga para crianças, clubes do livro, novos grupos de mães e itens que podem ser emprestados como música, videogame e aluguel de filmes, bem como Maker Spaces.
Finalmente, se tudo mais falhar, os bibliotecários também estão preparados para fornecer recursos para as famílias que eles podem fazer juntos em casa, como artes e ofícios, jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e experimentos científicos.
Divulgando a Palavra
Concluindo, as bibliotecas públicas e seus bibliotecários estão no centro da aprendizagem da comunidade, e nossas comunidades precisam da biblioteca talvez mais do que nunca.
Seja para acessar internet de alta velocidade confiável, obter ajuda após a escola com aulas particulares e recursos de leitura ou talvez para ter alguma interação social para os pequenos que ainda não estão na escola, as bibliotecas fornecem serviços essenciais para garantir que as necessidades de nossas comunidades sejam conhecidas.
Então, como podemos encorajar os pais hesitantes a voltarem para a biblioteca?
Os bibliotecários podem causar um grande impacto informando os pais da comunidade por meio das redes sociais, e-mails e fazendo parceria com as escolas locais para divulgar as informações e compartilhar todos os recursos que estão disponíveis para eles na biblioteca pública e convidá-los a parar em. Conhecimento é poder!