3 livros sobre carreira e desenvolvimento pessoal



O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, principalmente com a expansão da tecnologia, que automatiza vários processos, que passam a ser controlados por uma equipe menor. Com isso, as pessoas têm buscado novos cursos, livros e especializações para crescer no mercado de trabalho.

No entanto, também houve um aumento de empreendedores que, assim como as pessoas assalariadas, procuram aprender sobre marketing digital, uma área crescente e importante para toda empresa, uma vez que cuida da imagem na internet, além de focar em atrair e fidelizar mais clientes e consumidores para o negócio, a fim de expandi-lo. 

Entretanto, as empresas procuram cada vez mais pessoas que, além das hard skills (habilidades específicas da área), também saibam administrar suas soft skills, que são habilidades interpessoais que compõem um profissional completo. 

Por isso, além das habilidades específicas da área, as pessoas procuram se desenvolver pessoalmente e aprimorar suas habilidades pessoais, a fim de se tornarem um profissional e uma pessoa melhor. Confira alguns livros que podem ajudar nesse aprendizado e também contribuir para a sua vida pessoal.

Comunicação não violenta, de Marshall B. Rosenberg

Diariamente, seja na vida pessoal, seja na profissional, precisamos resolver conflitos grandes e pequenos. Nessas situações, podemos agir de forma incoerente ou até grosseira por não compreendermos o que a outra pessoa quis dizer ou por não passarmos a mensagem de forma correta. 

Na obra Comunicação não violenta, um livro conhecido e adaptado para cursos profissionais, Rosenberg chama atenção para essas situações e fala como a falta de empatia pode resultar em uma comunicação violenta e rude, que leva a desentendimentos desnecessários. Com técnicas de escuta e perguntas, o autor convida o leitor a perguntar e compreender o que as pessoas disseram antes de respondê-las, cultivando um bom relacionamento e uma cultura empática.

A coragem de ser você mesmo, de Brené Brown

Atualmente, vivemos em uma cultura polarizada, não só no Brasil mas no mundo. Isso se deu principalmente pela situação política recente, em que dois movimentos opostos foram eleitos em tempos diferentes, criando uma cultura de “ou você está conosco ou está contra nós”. 

No entanto, por diversas vezes, principalmente no trabalho, convivemos com pessoas diferentes de nós. A autora Brené Brown, uma consultora que pesquisa sobre vergonha e vulnerabilidade, nos convida a pensar como essa disputa de nós ou eles resulta em uma cultura de individualidade e gera a perda de possíveis conexões. Além disso, ela convida a praticar o pensamento crítico, o autopertencimento e a aceitação, qualidades essenciais para uma vida plena e desenvolvida.

Racismo estrutural, de Silvio Almeida

Nos últimos anos, principalmente durante a pandemia de covid-19, o tema sobre racismo estrutural tem sido cada vez mais debatido nas redes sociais e na televisão. Com isso, a autora Djamila Ribeiro reuniu uma série de autores e especialistas para escrever uma coleção chamada Feminismos Plurais, que trata de questões de grupos minorizados, tais como mulheres, a comunidade LGBTQIAP+ e a população negra.

Um dos autores convidados é o advogado Silvio Almeida, que nos leva a enxergar como o racismo está na cultura e no DNA da sociedade mundial, uma vez que em diversas partes do mundo pessoas negras e povos originários foram escravizados, criando uma cultura de poder. O autor ressalta um pouco da história mundial e mostra como essa relação de controle e poder é remanescente até os dias de hoje e como isso resulta em uma desigualdade racial.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *