4 lições que os livros podem ensinar às crianças
A leitura é uma prática que tem um papel importante na formação de cada indivíduo, quando estimulada desde a infância gera grandes impactos no desenvolvimento infantil, melhorando a compreensão, a fala, a criatividade, a memória e o raciocínio.
Mais do que isso, a cada história muito se aprende sobre comportamentos humanos. A leitura é capaz de ajudar as crianças a entender seus sentimentos, a começar a compreender o mundo, já que dentro das narrativas existem mensagens carregadas de ensinamentos.
Como a da princesa Tiana, que foi a primeira personagem negra da Disney, na qual ilustra a força, superação e determinação dela, traz representatividade e quebra os paradigmas no universo dos contos de fadas, mostrando que há espaço para todos. Quer saber mais o que os livros podem ensinar para o seu filho? Acompanhe o texto na íntegra!
A relevância de estimular a leitura na infância
A fase inicial da vida de uma criança influenciará a construção da fase adulta. Além disso, alguns estudiosos da educação afirmam que a leitura é responsável por contribuir com o desenvolvimento de aspectos sociais, psicológicos e culturais, auxiliando a criança a compreender o mundo. Dessa forma, é por meio dela que adquirimos conhecimentos, aumentamos o vocabulário, e formamos pensamentos críticos.
A infância nada mais é do que uma fase de descoberta, por se tratar de um universo totalmente novo para a criança, é preciso estimular a imaginação, incentivar a expansão da linguagem oral, escrita, além de trabalhar as emoções e sentimentos.
Segundo a psicopedagoga Glaucia Piva, a literatura estimula o desenvolvimento, pois ao “acessar o universo das histórias ativa a imaginação, amplia o repertório do mundo e cria condições favoráveis para as crianças lidarem com situações cotidianas sob diferentes perspectivas. É pela linguagem que elas se conectam com o mundo e é por meio das histórias que expressam as descobertas e os aprendizados, construindo a identidade e a memória”.
Portanto, as histórias têm poder para educar, corrigir, tratar sentimentos de medo, insegurança e rejeição, como no caso dos contos do Lobo Mau, da Cinderela e demais, de acordo com a explicação da doutora em educação Elisa Dalabona.
4 ensinamentos que seus filhos podem ter por meios dos livros
O hábito da leitura desde a fase infantil traz benefícios na construção do indivíduo, fortalece os vínculos afetivos, aprende a lidar com as emoções internas e ajuda na socialização com outras pessoas.
Assim, a psicopedagoga relata que a prática da leitura traz o entendimento para a criança de sentimentos desconhecidos por elas até então, “às vezes ela tem uma angústia, leva com ela algo que não sabe sequer nomear, mas quando lê, ela consegue elaborar a dúvida, se identificar com o personagem e fazer conexões propiciadas pela própria trama”.
A leitura ensina que os sentimentos fazem parte da vida de qualquer ser humano, sendo assim, relevante para as crianças aprenderem a lidar com eles desde cedo. Por isso, aliada a educação dos filhos, os livros proporcionam a compreensão de condutas como:
1 – Ensina sobre o amor ao próximo
O amor é o tema principal de todo conto de fada. Seja o amor entre o príncipe e a princesa ou o amor ao próximo, ele sempre está presente em toda história, ilustrando que esse sentimento é capaz de vencer qualquer dificuldade. Ele é a essência dos outros sentimentos como respeito, cumplicidade, amizade, benevolência, entre outros.
2 – Desenvolve o respeito
Aquele que desenvolve amor, aprende a respeitar, independentemente de ser familiar ou não, todas as pessoas são diferentes e merecem ser respeitadas. Exercitar o respeito com a individualidade do outro, faz a criança se perceber como um ser único que também deve ter suas necessidades e vontades aceitas.
3 – Evita a mentira
Por exemplo, o conto do pinóquio ajuda os pequenos a não criar hábitos ruins como a mentira, fazendo-os compreender que para qualquer conduta desagradável há consequências, como a perda da confiança de quem nos ama ao mentir.
4 – Constrói resiliência
Apesar de ser uma palavra difundida em tão pouco tempo, os livros falam sobre resiliência, ensinam a se adaptar a situações difíceis sem perder a esperança em dias melhores, sem deixar de acreditar que é possível sonhar e superar qualquer obstáculo para alcançar um final feliz.