8 obras sobre true crime que valem a pena



As obras de true crime conquistaram um bom público de leitores. Longe de histórias fofas, aqui, temos a realidade nua e crua, com casos famosos de crimes que marcaram a sociedade em alguma época.

Você é fã do gênero? Que tal conhecer livros, filmes e séries que fazem sucesso e adicioná-los na sua lista?

  1. Lady Killers

Apesar da capa cor-de-rosa, o livro, que você pode comprar na Darkside Books, não tem nada de fofinho. Tori Telfer reúne em sua obra 14 histórias de mulheres assassinas e os crimes cometidos por elas. 

Não se concentra em uma única época, mas promete chocar com os casos, inclusive o de Nannie Doss, conhecida como Vovó Sorriso.

  1. Suzane: assassina e manipuladora

A história de Suzane Von Richthofen, na época com 19 anos, que planejou e ajudou o namorado e seu irmão a assassinarem seus pais, é um dos casos mais chocantes e conhecidos no Brasil.

O livro conta sua história de vida desde quando conheceu Daniel, seu namorado em 2002, até começar a sair da prisão. Esse caso rendeu também dois filmes: “O menino que matou meus pais” e “A menina que matou os pais”.

  1. A menina da porta ao lado

O filme de 2007 é baseado no caso real do assassinado de Sylvia Likens. A história começa quando duas irmãs perdem os pais em um acidente e são enviadas para morar com uma tia e seus 3 filhos.

O que as duas não imaginavam é que seriam cruelmente torturadas por sua nova família. Inclusive, o filme é uma adaptação do livro de mesmo nome e se passa na década de 1960.

  1. Modus Operandi: guia de true crime

O livro é das podcasters brasileiras Carol Moreira e Mabê Bonafé, que narram em seus episódios casos reais de crimes chocantes. Em 2022, decidiram trazer para o papel um pouco do que contavam em seu podcast de mesmo nome.

Não são apenas crimes brasileiros contados no livro, mas outros que ocorreram em diversas partes do mundo. Além disso, elas trazem curiosidades e fontes para quem deseja conhecer mais sobre o gênero true crime.

  1. Ted Bundy: a irresistível face do mal e Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy

A história do serial killer foi contada em uma minissérie e em um filme da Netflix. Todo o longa é narrado do ponto de vista das duas mulheres que amou (sua esposa e sua amante).

No entanto, exatamente por focar essa parte, a crítica não gostou muito e acredita que o assassino foi romantizado. A minissérie, por outro lado, apresenta um lado mais sombrio.

  1. BTK Profile: a máscara da maldade

O livro apresenta a história de um assassino em série que aterrorizou a vila de Wichita, no Kansas. BTK chegou a se aproveitar de um veículo de comunicação, que contava seus crimes, para enviar mensagens à polícia e se vangloriar de nunca ser descoberto.

Sua identidade só foi revelada em 2005, quando ele caiu em uma armadilha armada pelo próprio jornal. O que ninguém imaginava é que se tratava de uma pessoa amigável, devota e presidente da congregação de uma igreja local.

  1. O lobo atrás da porta

O longa-metragem é brasileiro e retrata uma história cruel de uma menina sequestrada e morta pela amante de seu pai. No filme, tudo é fictício, porém, a inspiração surgiu de um caso ocorrido na década de 1960.

À época, uma mulher conhecida como Fera da Penha sequestrou e assassinou a filha de seu amante.

  1. Crimes vitorianos macabros

Para os fãs do gênero, o livro, que também é da Darkside Books, apresenta um aspecto diferente e macabro da Era Vitoriana. Não são apenas os assassinos apresentados ao leitor, mas suas vítimas.

Alguns criminosos famosos, como Jack, o Estripador, fazem parte da lista, mas há outros casos menos conhecidos e até negligenciados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *